HA 2013

Resultados da Seleção e Reciclagem de HA 2013

Seguem os resultados das avaliações da selectiva e reciclagem de Homens Assistentes (HA) de 2013.

Segundo o regulamento que ainda se encontra em vigor desde 2003, mais de metade dos HA que prestaram prova na selectiva estariam reprovados, por não conseguir atingir os mínimos nas provas física, teórica ou prática (70%).
No entanto, à luz do que se fez nos dois anos anteriores, em que as notas foram ponderadas relativamente à melhor pontuação, a subcomissão e o juiz da prova Nuno Gil Ferreira, decidiram proceder à mesma ponderação.
Mesmo procedendo a essa ponderação, teríamos HA reprovados (menos de 70% em uma das componentes do exame). Mais uma vez, por deliberação dos avaliadores da selectiva, resolvemos dar como aprovados todos os HA.
A razão desta decisão deve-se a que o actual regulamento, para além de conter várias falhas, não faz sentido quando comparado com o regulamento internacional da SMCU/FCI, tanto a nível de tempos como de exercícios escolhidos para prestar prova. Exercícios como guarda de objecto ou fuga interrompida, não constam na lista de exercícios que têm vindo a ser avaliados em anos anteriores, tanto para a selectiva como para a reciclagem. As provas físicas são baseadas no regulamento de HA de Ring francês e não de Mondioring. Como responsável pelos HA não concordo com o regulamento anterior. Sendo assim, todos os HA se encontram aprovados.
No entanto, posso anunciar que na próxima reunião da modalidade, serão propostas alterações profundas ao actual regulamento, nomeadamente a proposta do regulamento de HA de Mondioring adoptado actualmente pela SMCU/FCI. Este regulamento já se encontra traduzido para português e será apresentado antes da próxima reunião de Mondioring.
Apresento as minhas desculpas pela não utilização de arma de fogo no exercício da fuga com disparos. Tendo sido feita uma queixa à Polícia Municipal, Câmara Municipal, ASAE e Direcção Geral de Veterinária sobre o evento, optei pela não utilização da arma, evitando assim mais problemas. No parâmetro que dizia respeito à utilização da arma, todos os HA obtiveram nota máxima, não saindo prejudicados por esta decisão.
Como responsável pelos HA tenho por objectivo alterar e melhorar o trabalho feito pela antiga subcomissão e a performance dos HA em Portugal, evitando falhas de regulamento, lesões nos cães e lesões nos homens, através de uma maior exigência e transparência nas provas físicas, teóricas e práticas. Queremos melhores homens para melhores cães. Consequentemente, melhores resultados virão a nível nacional e internacional.
Todos os resultados da Selectiva e Reciclagem de 2013 serão entregues ao CPC que providenciará o envio das respectivas cadernetas.

Seleção de HA 2013

Reciclagem de HA 2013

Manuel Ramires
Responsável dos HA do CPC

Anúncios